Em meio a tantas coisas que é preciso planejar e preparar durante a gravidez – enxoval, nome do bebê, o quartinho, entre outros –, é preciso reservar um momento para fazer um ensaio fotográfico. Pois, registrar essa fase e todas as suas escolhas, é uma forma de poder reviver todo esse momento mágico no futuro junto com seu filho ou filha e sentir novamente toda emoção ao rever as fotos.
Vim aqui para tirar algumas dúvidas que você possa ter sobre o ensaio gestante, e ajudar você neste planejamento, pois como mãe que já passou por isso, imagino que você tenha algumas.
Geralmente as maiores dúvidas são sobre qual a melhor fase da gestação para realizar o ensaio, qual roupa vestir, que tipo de maquiagem fazer e, por aí vai. E vou tratar aqui de tudo isso.
Então vamos lá...
Mas afinal, o que é o ensaio gestante?
O ensaio gestante é um registro lindo e profissional do momento mais doce e especial da vida de uma mulher, a gravidez! Ele retrata esse momento único, que além do crescimento do bebê na barriga, registra o amor e o carinho que a família sente pelo novo serzinho que vai chegar.
Quando é o momento ideal para essas fotos?
De maneira geral, o melhor momento para fazer o ensaio é entre a 28ª e 34ª semanas de gestação, nesse período a barriga já vai estar bem redondinha e a gestante ainda não deve estar inchada nem muito cansada.
Porém como cada caso é um caso, o melhor é haver uma conversa prévia entre fotógrafa e gestante pra combinar o momento ideal.
Onde realizar meu ensaio?
Suas fotos podem ser feitas em casa ou em algum ambiente externo, essa escolha é sua. Mas é claro, que eu posso te ajudar a escolher 😉.
Veja, se o estilo lifestyle é a sua vibe, podemos fazer as fotos em casa, esse tipo de ensaio é autêntico, único e bem verdadeiro, fica lindo, além de ser feito no conforto e na segurança da sua casa. É importante considerar isso, principalmente se a gestante já se sente mais cansada, mesmo com pequenas caminhadas. O ensaio externo pode ser mais cansativo. Tem um texto aqui no blog falando mais do ensaio lifestyle, clica aqui e confere lá.
Contudo, se você gosta de ambientes externos, como praças, parques ou fazendas, por exemplo, realizar esse tipo de ensaio é muito agradável, apenas é preciso ficar atento às condições climáticas. Um lindo dia de sol fará toda a diferença.
Que tipo de roupa devo usar?
A primeira coisa que sempre digo é que você precisa se sentir bem com o que está vestindo, pois precisa reconhecer seu estilo nas fotos. Por isso opto por deixar todas à vontade para escolher suas roupas de acordo com o seu estilo, essa dica também vale para a maquiagem e o cabelo, pois os gostos pessoais da mamãe precisam prevalecer.
Como sugestão, digo que evitar estampas é uma boa dica, pois roupas mais neutras, clássicas e discretas são atemporais. Caso o papai e outros filhos participem da sessão de fotos, recomendo que as roupas combinem entre si.
No entanto, siga o seu estilo, geralmente dá muito certo!
Qual a duração do ensaio?
Em média dura 2 horas. Mas essa resposta depende muito da locação escolhida e de como a gestante estará se sentindo. Pois o mais importante é respeitar os seus limites.
Preciso destacar aqui que a gestante deve estar se sentindo bem pra realizar a sessão de fotos e não fazer nada que contrarie as orientações médicas. Para as mamães que têm gravidez de risco, mas não querem deixar de fazer o registro da gravidez, tudo é feito com muita calma, respeitando os limites e a condição ideal que a gestante precisa pra que as fotos sejam feitas com tranquilidade.
O melhor nisso tudo é a lembrança que fica do início da história de vida do seu bebê.
Tudo que sabemos de quando éramos bebês são as memórias das histórias que nos contam.
Garantir o registro e guardar as melhores fotos do seu bebê é sua responsabilidade, pra que ele possa ter as memórias da sua própria história, desde o início.
Se ainda tiver alguma dúvida, ou quiser planejar o seu ensaio e não sabe por onde começar eu estou aqui pra te ajudar.
Beijos,
Polyana Coelho
Fotógrafa da Família