Se uma fotografia, um retrato, pode dizer muito sobre o retratado, também é verdade que uma sequência de fotos também podem contar uma boa história. Como uma fotonovela. Isso é o Storytelling. A grande diferença aqui é que a fotonovela é uma história ficcional e o storytelling na fotografia é o registro de uma história, de um evento na vida de alguém.
Eu acredito muito nisso e realizo meu trabalho focada em como minhas fotos permitirão a você e sua família voltarem no tempo daqui alguns anos e reviver esses momentos únicos. Por isso o storytelling na fotografia, pra mim, é fundamental. A técnica, como tudo mais no ensaio, começa nos diálogos com as fotografadas, bem antes do clique.
Quem fotografa uma pessoa, e quer contar uma história, melhor dizendo, um pedacinho da sua história de vida de alguém, deve dominar elementos muito além dos conhecimentos fotográficos. Deve conhecer sobre direção de arte e saber analisar, a partir do diálogo com as modelos, a melhor estratégia para contar aquela história e produzir um registro, esteticamente bonito e subjetivamente significativo para a pessoa. Mas além disso, ele deve fazer sentido para quem vê, de maneira que aquela história possa ser recontada várias vezes para aqueles que não estavam lá e viveram aquilo.
Tudo no ensaio deve orbitar a história a ser contada e, de alguma maneira, contribuir para contá-la. Nas fotos que ilustram este blog, procurava retratar a hospitalidade, o espírito extrovertido e a beleza dessas mulheres, além de todo amor e cumplicidade envolvido entre elas.
Toda história tem um início, um desenvolvimento e um desfecho e tudo o que você vê em uma fotografia deve contribuir na narrativa da foto e do ensaio como um todo. Por isso, cada detalhe importa e precisa ser cuidadosamente pensado. Algumas escolhas são feitas muito tempo antes do clique, como, por exemplo, a estética geral do ensaio. Essa escolha dependerá do clima que se quer construir e da mensagem principal. Às vezes, opto pelo minimalismo no retrato, quando a principal mensagem é o sentimento entre mãe e filha, por exemplo. Outras vezes um ambiente verdejante com clima de fim de tarde, pode dar aquele clima de “mais um ciclo vencido” na sua história, um clima de rumo à nova fase. De outra forma, ainda, o assunto principal é mostrar como você é linda e poderosa e a estética pode se inclinar para favorecer mostrar toda sua beleza e personalidade.
E você, tem alguma história que gostaria de contar?
Clica aqui e me manda um Whats e vamos conversar.