Como toda linguagem artística, a fotografia também tem suas “regras”. Transgredir essas regras nem sempre é um erro. Como sempre digo, a diferença do efeito e do defeito está na intenção da artista na construção da imagem.
Você pode já ter se deparado com uma imagem com muitas áreas muito claras e pensando que mesmo estourada aquela foto te agrada. Este “excesso” de luz na fotografia é controlado usando a técnica de High Key.
O High Key é uma escolha da fotógrafa para destacar aqueles aspectos essenciais da foto, uma textura, um sentimento expresso no olhar ou o afeto em uma relação de família.
A técnica consiste em expor o sensor a uma grande quantidade de luz, uma quantidade maior que a indicada na medição de luz que a câmera faz. Com a aplicação da técnica, o resultado é a captura de uma cena mais clara, com o assunto claro e bem iluminado, uma imagem com pouco contraste. Tudo planejado e controlado pela fotógrafa para alcançar uma estética específica.
Particularmente, é uma das minhas técnicas preferidas, as imagens transmitem uma leveza, uma tranquilidade com seu minimalismo, que eu considero ideal para a fotografia de família e para o perfil de alguns casais também.
E você, também gosta da técnica e quer um ensaio explorando esse recurso?
Me manda um oi no WhatsApp e vamos conversar.