Na história da fotografia, os primeiros processos fotográficos não eram capazes de reproduzir cores. E, mesmo quando o colorido se tornou uma realidade possível, produzir uma fotografia colorida era mais complexo e caro. Hoje, com o avanço da tecnologia digital, a cor é um elemento muito presente nas fotografias e o preto e branco ganha características de um signo do passado. Então, porque em pleno 2013, a Leica - empresa alemã referência em equipamentos fotográficos - lançou a Leica M Monochrom, câmera digital capaz apenas de gerar fotos em preto e branco? Por isso vamos falar aqui um pouco de porque a estética do preto e branco nunca sai de moda.
Não bastasse esse recurso subjetivo de remeter ao passado, a fotografia em preto e branco possui características únicas e têm um lugar muito importante no repertório de toda fotógrafa. Vamos entender por que?
No processo fotográfico, utilizamos os recursos da câmera para registrar a luz e em uma fotografia preto e branco nossa percepção será um pouco diferente. A luz possui algumas características como intensidade (forte ou fraca), natureza (dura ou difusa) e cor. Na fotografia em preto e branco, intensidade e natureza ficam evidenciadas, podendo destacar a teatralidade da cena, dando dramaticidade e mistério com uma iluminação com alto contraste ou mesmo dando aquele sentimento de tranquilidade, com uma luz bastante suave. Veja os exemplos:
Nas fotografia preto e branco, também as texturas podem ficar evidenciadas, já que não contamos com as diferentes nuances de cores e de como a luz reage nas texturas e cor de cada objeto. Isso pode dar à foto uma sensação tátil, de se estar mesmo tocando e sentindo a suavidade da pele de um bebê ou ainda a aspereza de um tronco de árvore. A direção com que a luz incide sobre a pessoa ou objeto fotografado é que vai proporcionar o destaque ou não das texturas na foto. Uma iluminação que seja homogênea de todos os lados, tende a inibir as texturas. É por isso que muita gente adora fotografar com os Ring Light, pois ele tende a ajudar a esconder possíveis imperfeições da pele, além de deixar aquele reflexo circular nos olhos. Fica lindo mesmo! Já uma iluminação mais lateral e contrastada, costuma provocar o efeito contrário, trazendo as texturas para a cena.
Há ainda o que costumo chamar da fotografia do invisível, que são os sentimentos. Neste caso, o preto e branco pode contribuir para evidenciar esta que é talvez a maior riqueza da fotografia de família, que é a expressão genuína de sentimentos. Quando vemos uma fotografia em cores, principalmente se forem cores que não dialogam umas com as outras, ou ainda se forem muitas cores presentes, o cansaço visual vem antes de percebermos a emoção presente no momento registrado. Por isso, na fotografia em preto e branco o invisível tende a assumir o protagonismo da imagem.
Mas não me entendam mal, a cor tem seu lugar e importância enorme na fotografia. Ainda vamos falar muito dela aqui, aguardem.
Por fim, coloquei aqui um pouco das minhas escolhas estéticas com a fotografia em preto e branco.
E você, é tão apaixonada quanto eu pela fotografia em preto e branco? Tenho certeza que podemos fazer um trabalho com lindos registros seus com a aplicação de algumas dessas técnicas.