A fotografia é uma linguagem, e como linguagem, ela possui suas admiradoras, suas poetas e musas. Quer dizer, um retrato sempre tem pelo menos três pessoas envolvidas, a pessoa que vê a foto pronta, a fotógrafa e a modelo, que é claro, no meu dia a dia são pessoas que não são modelos profissionais. Vamos aqui tentar detalhar um pouco sobre cada um dessas personagens para mostrar o caminho de uma fotografia perfeita.
No primeiro caso, das pessoas que veem a foto pronta, pense que estamos falando de uma estética culturalmente estabelecida.
O que socialmente se entende como belo, se presente na foto, tende a gerar uma foto que as pessoas reconhecerão como bonita. O problema aqui é quando o que se entende por bonito é apenas uma ficção criada pelas redes sociais. Ou seja, não existe no mundo real, onde nós mulheres dividimos nossa vaidade com a maternidade e o trabalho. Bem, é aí que os outros dois elementos podem fazer toda a diferença.
Neste caso, nós profissionais da fotografia devemos trazer nosso olhar fotográfico e artístico particular, o domínio de referências plurais de beleza e de como ela sempre foi retratada na história da arte. Trazer um repertório cultural e artístico que permita construir imagens que exaltem aquilo que você tem de mais bonito, e esconda aquelas partes que mais te incomodam. Assim, é muito importante confiar que nós temos este domínio.
Quanto ao terceiro e mais importante elemento para um retrato perfeito. Bem, como diz o fotógrafo novaiorquino Dani Diamond, “Muitas vezes as pessoas pensam que modelar é apenas uma questão de aparência. Esse equívoco transforma uma pessoa bonita em apenas um corpo sem habilidades. Modelar não é ter a "aparência" perfeita.” Para ele o segredo está na confiança.
Afinal, a foto é sobre você!Deixe-se apresentar e posso capturar essa essência para sempre em uma foto.
Se amar, sentir-se bem para se deixar ver sob outros olhares pole levá-la a um círculo virtuoso de auto-valorização e auto-estima. Por isso eu digo que o principal segredo da foto perfeita é você querer ser fotografada. Seja você tímida ou mais extrovertida, essa confiança que te leva a querer ser fotografada permite com que nós fotógrafas, preparadas tecnicamente e culturalmente possamos traduzir isso em lindas imagens, em lindas memórias da sua vida.