É muito comum haver pré-concepções quando falamos de sensualidade na fotografia. O propósito deste texto é tentar desmistificar algumas questões e mostrar pra você que qualquer uma de nós pode ter uma bela foto carregada de sensualidade. Eu mesma, quando pensava em retrato sensual, dizia que não era pra mim e, se você também pensa assim, leia até o final e talvez também mude de ideia, assim como eu.
A sensualidade não é, e nem deve ser confundida com vulgaridade. Se vulgar, o retrato perde o seu valor estético, artístico, e até mesmo perde o valor psicológico que uma boa fotografia sensual tem. Como acredito que o retrato sensual é um ótimo remédio para melhorar a nossa autoestima, é muito importante desmistificar esta confusão.
A sensualidade faz referência aos sentidos e como nossas “antenas sensoriais” - visão, tato, paladar, audição e olfato - captam tudo. Expressar sensualidade requer maturidade, autoconfiança, auto suficiência emocional e, acima de tudo, muito amor próprio.
Não, você não precisa se despir para ter um retrato sensual se não quiser, mas, ao contrário, se vestir com elegância e ousadia. Podemos expressar sensualidade apenas com o olhar, com a expressão corporal ou com um sorriso.
A imagem sensual deve despertar a curiosidade de quem vê em conhecer mais daquela pessoa tão forte e corajosa que se deixa retratar.
Se você quer um retrato seu, esbanjando beleza e sensualidade, atitude é palavra de ordem. E essa atitude vem quando nos sentirmos bem com a gente mesmo.
Além da sua atitude, a fotógrafa tem um papel super importante. As telas da fotografia, são pintadas com luz. Por isso, trabalhar a iluminação de forma a valorizar aquilo que você tem de mais bonito é tarefa da fotógrafa. Mas, não só isso, trabalhar a iluminação fazendo um “jogo de esconde e mostra” com luz e sombras também proporcionam imagens lindas. A direção que a luz incide sobre a pele, também pode evidenciar ou esconder a beleza da textura natural da pele, encontrar a melhor forma desse diálogo da luz com o corpo é fundamental.
Além disso, é preciso estabelecer uma relação de confiança entre fotógrafa e fotografada. O que pode ser conquistado com um bom diálogo sobre o que você espera do retrato. A fotógrafa precisa conhecer um pouco sobre você para alcançar os melhores resultados, afinal, cada mulher tem uma sensualidade à sua maneira. Cada uma de nós tem seu jeito próprio de expressar sua sensualidade, seja mostrando mais ou menos do corpo, com uma atitude forte ou mesmo ingênua. É meu papel, papel da fotógrafa capturar isso e devolver com uma boa direção de fotografia pra você ter um retrato atemporal, que permitirá a você reviver as memórias desse momento, de como você foi aprendendo a se amar cada vez mais.
Quer conhecer melhor meu trabalho e ser retratada como você se vê?